Sabe quando a gente atende uma ligação e do outro lado é só silêncio? Eu acho bem chato. E se eu te falar que uma situação bem parecida pode acontecer em conversas digitais de texto tipo WhatsApp, Slack, etc.? A situação é a seguinte.
Suponha duas pessoas X e Y. A pessoa X inicia a conversa, enviando um cumprimento (vou simular horários de envio, serão dados importantes mais a frente):
– Oi! Tudo bem? [10:20]
A pessoa Y, depois de receber, visualizar e ter tempo para digitar, responde.
– Oi! Tudo! E você? [10:22]
A pessoa X, então, traz o motivo do seu contato.
– Tudo bem! Onde posso encontrar aquele material sobre finanças? [10:24]
A pessoa Y responde.
– Vou compartilhar, logo você receberá o link. [10:26]
E finalmente despedem-se.
– Obrigada, recebi o link. Até mais! [10:28]
– Por nada. Até. [10:30]
Parece um diálogo corriqueiro, mas o formato de uma conversa de texto pode ser diferente de uma conversa presencial, ou uma ligação. Quando os interlocutores acessam em tempo real (ou bem próximo do real) as mensagens expostas, temos um tipo de comunicação chamada de Comunicação Síncrona, é o caso de um diálogo presencial, um telefonema, uma reunião. Já quando os interlocutores não acessam as mensagens expostas ao mesmo tempo, quando existe a desconexão nos tempos dos participantes, temos a comunicação chamada de Comunicação Assíncrona.
No exemplo anterior, devido a este acesso não simultâneo às informações característico da Comunicação Assíncrona, foram criados momentos de espera. A pessoa X espera Y responder o cumprimento para depois dizer o que precisa. Y, depois de cumprimentar, espera para saber o que X precisa. Tais esperas podem gerar ansiedade, frustração…
Observe que até X obter a informação que precisava, passaram entre 6 a 8 minutos. Essa conversa pode ser mais eficiente e menos frustrante. Vamos simular outro formato, tão educado quanto, porém mais objetivo.
A pessoa X inicia a conversa, enviando um cumprimento e complementa com sua necessidade.
– Oi! Tudo bem? Onde posso encontrar aquele material sobre finanças? [10:20]
A pessoa Y responde, agora não apenas com o cumprimento, mas já atendendo à necessidade de X.
– Oi! Tudo! E você? Vou compartilhar, logo você receberá o link. [10:22]
E finalmente despedem-se.
– Tudo bem também! Obrigada, recebi o link. Até mais! [10:24]
– Por nada. Até. [10:26]
Neste segundo formato, não há esperas além do necessário. Y recebe a mensagem inicial de X já com a necessidade clara e X tem seu pedido atendido em tempo menor. X obteve a informação solicitada num tempo entre 2 a 4 minutos, bem mais rápido do que no primeiro formato. E ninguém deixou de ser educado por causa disso, olha que legal!
Uma das dicas da Comunicação Assíncrona é pensar na mensagem como uma carta, você vai enviar, mas não está no seu controle quando o receptor vai abrir, nem quando vai responder. O que está no seu poder é o nível de clareza do que você envia. Então, quanto mais detalhada, clara e objetiva sua “carta” for, menos idas e vindas serão necessárias. Imagina mandar uma carta só com um “E aí, beleza?!”.
Então é isso, para você que leu até aqui, espero ter gerado conhecimento compartilhável, uma forma mais eficiente de comunicação no formato assíncrono. Não diga alô, diga alô e o que quer. 😉
Fonte