Retrospectivas

A Retrospectiva é uma cerimônia poderosa do método ágil. Nesta reunião, o time pode entender de forma colaborativa suas fortalezas e fraquezas, compartilhar aprendizados e agradecimentos, celebrar, expressar dores e traçar estratégias de melhoria. Mas, é imperativo haver ambiente seguro para que a colaboração aconteça de forma verdadeira.

Na reunião, questões a tratar surgem, assim como seus planos de tratamento. Com a cadência do encontro, o esperado é observar melhoras para aquelas questões e o surgimento de novas, que por sua vez precisam de novos planos de tratamento. Este ciclo “dor antiga resolvida, surgimento de nova dor” é um indicativo da evolução da maturidade do time.

A chamada “retrô” é o momento onde o time faz uma autoanálise, a qual funciona como uma etapa num processo de evolução do time. O poder da retrospectiva está na recorrência do evento, em fazer e refazer as análises de forma cíclica, assim é promovida uma cultura de melhoria contínua.

Existem vários modelos de Retrospectiva disponíveis, cada um com foco específico, como: debate sobre dores comuns, aprendizado baseado na experimentação, direcionamentos futuros, celebração de realizações, etc. Basta escolher o adequado para cada ocasião. Uma das pessoas do time é a facilitadora, o facilitador conduz a cerimônia orientando aos demais participantes sobre as regras do modelo escolhido, geralmente é bem intuitivo.

O líder que busca a evolução contínua da maturidade do time pode lançar mão da Retrospectiva como ferramenta.

Boa práticas
– Manter a cadência para promover evolução da maturidade.
– Inovar nas dinâmicas para evitar monotonia.
– Alternar o facilitador, estimular que pessoas do time conduzam a retrô. Não precisa ser responsabilidade exclusiva do líder.
– Deixar claro ao time as evoluções que estão ocorrendo. É um feedback dos resultados.
– Fazer um quebra-gelo antes da retrô, assim as pessoas ficam mais abertas a interagir.

Na imagem, temos um dos autorretratos de Van Gogh. A retrospectiva, assim como o autorretrato, tem este papel de registrar o momento do time de acordo com a sua percepção.